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Blog da RGB Lab

O que é um funil de vendas ou funil de marketing

Você ainda não sabe o que é um funil de vendas ou um funil de marketing? Vem comigo que vou te ensinar! 

O funil de vendas, ou funil de marketing é um termo criado para definir o processo de relacionamento com as pessoas com um negócio, desde o primeiro contato quando elas são apenas visitantes do seu site, blog ou perfil nas mídias sociais até ela virar um cliente.

Existem várias definições para um funil de vendas, nada no marketing é linear mas ele basicamente é dividido em 3 etapas: Topo, Meio e Fim de funil. Normalmente esse é o básico para qualquer negócio e vai servir como ponto de partida.

Cada uma dessas etapas representa uma fase diferente de relacionamento de determinada pessoa com o seu negócio. 

Vou tentar explicar de forma rápida cada etapa e depois dou exemplos ok?

 

Topo de funil

O topo é a fase em que as pessoas são apenas visitantes do seu site, blog ou perfil de mídias sociais. Ele está em uma fase de aprendizado e descoberta sobre algo. Normalmente são buscas genéricas sobre algo.

 

Meio de funil

O meio é a fase em que as pessoas já não são mais meros visitantes, elas já aprenderam ou descobriram algo sobre determinado assunto, e agora já sabem que tem um problema e querem resolver de alguma forma. 

As buscas no meio do funil são um pouco mais específicas que no topo do funil.

Aqui as pessoas estão começando a considerar a compra, estão propensas a deixar os dados dela para receber algum material informativo, promoções ou um contato.

 

Fim de funil

O fim é a fase em que a pessoa já sabe o que quer. Ela já pesquisou o suficiente sobre o problema ou desejo dela e sabe exatamente o que precisa para resolver. Nessa fase as buscas das pessoas são bem específicas. 

É no fim do funil que normalmente a venda acontece.

 

Como eu disse antes, nada no marketing é linear, as coisas mudam de acordo com cada negócio, de acordo com o perfil do cliente ideal ou persona e da jornada de compra dessa persona com o seu produto ou serviço. 

Se quiser saber mais sobre persona e jornada de compra, deixei os links no final deste artigo para você =)

Mas como isso funciona no mundo real e por que eu como empreendedor devo entender o básico disso? Vou dar um exemplo bem simples.

Imagine uma pessoa que resolveu comprar um novo smartphone, ela não entende nada do assunto e começa a pesquisar na internet. 

Ela começa pesquisando algo do tipo “quais são melhores smartphones do momento?”. Perceba que a busca é genérica, com foco em descoberta e aprendizagem, logo essa pessoa está no topo do funil.

Após algumas buscas e alguma leitura, ela descobre que os tops do momento são o Samsung Galaxy S20 e o Iphone 11. As buscas começam a ser um pouco mais específicas e ela entra no meio do funil.

Agora essa pessoa começa a pesquisar mais sobre esses 2 modelos, ver reviews e comparativos, descobre as cores e as capacidades de armazenamento, e decide qual é o modelo ideal.

Então ela vai no Google e faz a busca por “Samsung Galaxy S20 512gb preto preço”. Olha o quão específica é essa busca, ela chegou no fim do funil, ela já sabe exatamente o que quer e vai comprar de quem oferecer o melhor preço e as melhores condições para ela.

Percebeu como as pessoas se comportam de maneiras diferentes em cada etapa do funil de vendas, e que elas buscam por coisas diferentes em cada momento?

O funil de vendas está diretamente ligado a persona, ou perfil de cliente ideal e a jornada de compra dela!

E isso é básico no marketing e é fundamental para o mundo dos negócios hoje em dia. 

 

Aqui estão os links que prometi, lembra?

O que é persona

O que é jornada de compras 

 

Espero que tenha aprendido um pouco sobre funil de vendas =)

Abraços

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