O que é o Google Ads e quais são as suas modalidades de anúncios
Olá pessoal, tudo bem? Vou explicar de maneira simples e resumida o que é o Google Ads e suas redes. Vamos lá?
O Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google e um dos melhores lugares para investir em publicidade atualmente. Com quase 250 milhões de visitantes únicos e mais de 3,5 bilhões de interações diárias, o Google é uma mina de ouro para quem quer novos clientes.
O Google Ads tem 4 modalidades principais atualmente: Rede de Pesquisa, Rede de Display, Anúncios em vídeo no Youtube e Google Shopping. Para quem não conhece, vou falar um pouquinho de cada uma delas.
Anúncios na Rede de Pesquisa
Sabe quando buscamos por alguma informação no Google e logo aparece uma lista de resultados? É ali que o seu anúncio vai aparecer.
Os anúncios aparecem nas 4 primeiras e nas 3 últimas posições de cada página de resultados, assim seu negócio vai aparecer para as pessoas que o procuram no momento exato da busca.
Anúncios na Rede de Display
Quem nunca entrou em um site de notícias ou em algum blog especializado em determinado assunto e se deparou com aqueles blocos de anúncios espalhados pelas páginas? Pois é, eles fazem parte da Rede de Display do Google.
Seus anúncios não irão aparecer aleatoriamente pois o Google separa os parceiros em categorias para que o seu anúncio apareça no lugar certo para o público certo.
Esses sites e blogs disponibilizam seus espaços através do programa Google Ad Sense, que funciona como uma troca entre o Google, o site parceiro e o anunciante. O Google cobra dos anunciantes pelos cliques que derem nos anúncios, e paga ao site parceiro uma porcentagem desses cliques, gerando um esquema vantajoso para todos.
Anúncios do Google Shopping
Essa modalidade é específica para lojas online. Sabe quando procuramos por algum produto e aparecem aqueles blocos com preço logo no começo da busca? Esses são os anúncios do Google Shopping.
O Google encontra e exibe os produtos através das palavras-chave presentes no título e descrição dos produtos das lojas cadastradas no programa, assim o produto aparece na hora certa para quem o procura. O estoque da loja online deve estar devidamente cadastrado no Google Merchant Center e configurado no Google Shopping para isso acontecer.
Anúncios em vídeo no Youtube
Aqueles anúncios em vídeo que aparecem antes ou no meio de vídeos que assistimos no YouTube também fazem parte do Google Ads (sim, o YouTube é do Google) e irão aparecer para o público alvo definido na sua campanha. Existem vários formatos de anúncio no YouTube, mas isso fica para um próximo post.
Assim como o Google, o YouTube é uma poderosa ferramenta de pesquisa de informação e as pessoas procuram muito sobre produtos e serviços na plataforma diariamente. Você pode aparecer na hora certa para as pessoas.
Anúncios para campanhas de download de aplicativos
O google ads também oferece uma modalidade exclusiva para aplicativos. Podemos fazer campanhas para incentivar o download e instalação de aplicativos. O anúncio pode aparecer nos resultados de busca do Google e na Google Play.
Para todas as modalidades o Google Ads fornece diversas ferramentas para criação e segmentação das campanhas e acompanhamento dos resultados. O investimento em anúncios no Google Ads é um dos que dão mais retorno, seus anúncios aparecem no momento certo para quem está procurando por isso.
A melhor maneira de anunciar no Google é procurando um profissional de marketing ou uma agência de publicidade, de preferência por profissionais certificados pelo próprio Google para executar essas tarefas.