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Blog da RGB Lab

O que é jornada de compra

Ainda não sabe o que é jornada de compra? Vou te explicar =)

A jornada de compra nada mais é do que o caminho que o seu cliente percorre desde o momento que ele descobre que tem um problema até chegar na assinatura do contrato com você, ou até a finalização da compra do seu produto no seu site ou balcão.

 

A jornada de compra está totalmente ligada ao funil de vendas e a persona, e vai se desenhar de acordo com o comportamento e necessidade de cada pessoa, dentro de cada mercado.

 

No marketing nada é linear, mas saber o básico é fundamental para o negócio tenha resultados sólidos ok?

 

Vou exemplificar contando a história para você, vamos imaginar a seguinte situação:

 

Uma pessoa que tem um negócio na cidade de São Paulo e precisa aumentar as vendas dela, mas ela não sabe bem como fazer isso. Ela vai no Google e faz uma pesquisa do tipo “como aumentar as vendas na minha empresa”. Perceba, é uma busca bem genérica sobre o assunto.

 

Ela então encontra alguns artigos em blogs, começa a ler sobre algumas coisas e descobre que a internet pode ser uma boa forma de conseguir mais clientes e fazer mais vendas e então faz uma busca do tipo “como fazer mais vendas pela internet”. A busca já se tornou um pouco menos genérica. 

 

Essa pessoa descobriu que anunciar a empresa dela no Google é uma excelente maneira de atrair novos clientes. Logo, ela pesquisa algo do tipo “como anunciar a minha empresa no Google”. A busca está se tornando mais específica.

 

Ela descobre que para anunciar a empresa dela no Google ela precisa criar campanhas na plataforma do Google chamada Google Ads (se você não sabe o que é isso, deixei o link falando sobre isso no final do artigo). 

 

Então, a próxima busca dela é “como aumentar as minhas vendas com Google Ads”. Olha como está cada vez mais específico.

 

Essa pessoa percebe que não é tão simples anunciar no Google Ads e então se depara com um problema, para resolver o problema ela vai ter que aprender a usar o Google Ads, ou contratar alguém que faça isso para ela.

 

No meio das pesquisas percebeu que seria muito trabalhoso aprender e que isso tomaria um tempo que ela não tem, pois ela tem que cuidar dos negócios e da família e então achou que o melhor seria contratar uma agência para fazer isso.

 

Ela começa a fazer buscas do tipo “agência de google ads em São Paulo”. Olha como está bem específico, ela já sabe o que quer.

 

Nas buscas ela começa a descobrir várias agências que fazem esse tipo de serviço, e começa a enviar mensagens para as agências através dos sites.

 

As agências começam a entrar em contato, a falar mais sobre o trabalho, o que está incluso no serviço, prazo mínimo de contrato, valores e etc.

 

Entre todas as respostas, essa pessoa filtra as que ela gostou mais por causa do atendimento e da proposta e por fim fecha com a agência que agradou mais.

 

Depois de algum tempo de bom relacionamento, ela acabou contratando outros serviços da agência, como criação de sites preparados para o Google ads, criação de Identidade Visual e outros serviços que melhoraram a empresa dela.

 

Essa é a descrição da jornada de compra de um empreendedor que descobriu um problema, aprendeu sobre ele, entendeu como poderia resolvê-lo e foi em busca da solução. 

 

É uma persona, que passou por todas as etapas de um funil de vendas e concluiu sua jornada de compra.

 

Isso existe em todos os negócios, de formas diferentes, com histórias diferentes e etapas diferentes e vai mudar de acordo com o négocio, a persona, o mercado e outras variáveis que podem aparecer no meio do caminho.

 

Agora pense e escreva em um papel: 

Qual é a história dos seus clientes com você? 

Qual foi o passo a passo deles até virarem seus clientes?

Qual foi a jornada de compra do seu cliente até você?

 

Falei sobre o Google Ads na história, se você não sabe nada sobre isso, tenho um artigo explicando para você, é só clicar no link O que é o Google Ads.

 

Espero ter ajudado =)

Abraço!

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