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Blog da RGB Lab

O que é jornada de compra

Ainda não sabe o que é jornada de compra? Vou te explicar =)

A jornada de compra nada mais é do que o caminho que o seu cliente percorre desde o momento que ele descobre que tem um problema até chegar na assinatura do contrato com você, ou até a finalização da compra do seu produto no seu site ou balcão.

 

A jornada de compra est√° totalmente ligada ao funil de vendas e a persona, e vai se desenhar de acordo com o comportamento e necessidade de cada pessoa, dentro de cada mercado.

 

No marketing nada é linear, mas saber o básico é fundamental para o negócio tenha resultados sólidos ok?

 

Vou exemplificar contando a história para você, vamos imaginar a seguinte situação:

 

Uma pessoa que tem um neg√≥cio na cidade de S√£o Paulo e precisa aumentar as vendas dela, mas ela n√£o sabe bem como fazer isso. Ela vai no Google e faz uma pesquisa do tipo ‚Äúcomo aumentar as vendas na minha empresa‚ÄĚ. Perceba, √© uma busca bem gen√©rica sobre o assunto.

 

Ela ent√£o encontra alguns artigos em blogs, come√ßa a ler sobre algumas coisas e descobre que a internet pode ser uma boa forma de conseguir mais clientes e fazer mais vendas e ent√£o faz uma busca do tipo ‚Äúcomo fazer mais vendas pela internet‚ÄĚ. A busca j√° se tornou um pouco menos gen√©rica.¬†

 

Essa pessoa descobriu que anunciar a empresa dela no Google √© uma excelente maneira de atrair novos clientes. Logo, ela pesquisa algo do tipo ‚Äúcomo anunciar a minha empresa no Google‚ÄĚ. A busca est√° se tornando mais espec√≠fica.

 

Ela descobre que para anunciar a empresa dela no Google ela precisa criar campanhas na plataforma do Google chamada Google Ads (se você não sabe o que é isso, deixei o link falando sobre isso no final do artigo). 

 

Ent√£o, a pr√≥xima busca dela √© ‚Äúcomo aumentar as minhas vendas com Google Ads‚ÄĚ. Olha como est√° cada vez mais espec√≠fico.

 

Essa pessoa percebe que não é tão simples anunciar no Google Ads e então se depara com um problema, para resolver o problema ela vai ter que aprender a usar o Google Ads, ou contratar alguém que faça isso para ela.

 

No meio das pesquisas percebeu que seria muito trabalhoso aprender e que isso tomaria um tempo que ela não tem, pois ela tem que cuidar dos negócios e da família e então achou que o melhor seria contratar uma agência para fazer isso.

 

Ela come√ßa a fazer buscas do tipo ‚Äúag√™ncia de google ads em S√£o Paulo‚ÄĚ. Olha como est√° bem espec√≠fico, ela j√° sabe o que quer.

 

Nas buscas ela começa a descobrir várias agências que fazem esse tipo de serviço, e começa a enviar mensagens para as agências através dos sites.

 

As agências começam a entrar em contato, a falar mais sobre o trabalho, o que está incluso no serviço, prazo mínimo de contrato, valores e etc.

 

Entre todas as respostas, essa pessoa filtra as que ela gostou mais por causa do atendimento e da proposta e por fim fecha com a agência que agradou mais.

 

Depois de algum tempo de bom relacionamento, ela acabou contratando outros serviços da agência, como criação de sites preparados para o Google ads, criação de Identidade Visual e outros serviços que melhoraram a empresa dela.

 

Essa é a descrição da jornada de compra de um empreendedor que descobriu um problema, aprendeu sobre ele, entendeu como poderia resolvê-lo e foi em busca da solução. 

 

√Č uma persona, que passou por todas as etapas de um funil de vendas e concluiu sua jornada de compra.

 

Isso existe em todos os negócios, de formas diferentes, com histórias diferentes e etapas diferentes e vai mudar de acordo com o négocio, a persona, o mercado e outras variáveis que podem aparecer no meio do caminho.

 

Agora pense e escreva em um papel: 

Qual é a história dos seus clientes com você? 

Qual foi o passo a passo deles até virarem seus clientes?

Qual foi a jornada de compra do seu cliente até você?

 

Falei sobre o Google Ads na história, se você não sabe nada sobre isso, tenho um artigo explicando para você, é só clicar no link O que é o Google Ads.

 

Espero ter ajudado =)

Abraço!

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