Por mais simples que pareça, muitos empreendedores não entendem o que é domínio e hospedagem, não sabem a diferença e relação entre eles e acabam ficando confusos na hora de contratar esses serviços tão importantes para as empresas.
Vou tentar explicar de maneira simples para quem não sabe:
Domínio nada mais é do que o endereço do seu site na internet, é aquele “nome” que você digita no navegador para acessar um site.
Hospedagem é onde os arquivos do seu site ficam instalados para funcionar.
Quando contratamos uma hospedagem estamos alugando um espaço em um servidor para instalar os arquivos do site para que funcione na internet, e o domínio serve para que esses arquivos que formam o seu site sejam encontrados e visualizados no seu celular, computador e etc.
Existem diversas empresas de hospedagem que oferecem planos para todos, cabe ao profissional que vai desenvolver o site indicar a melhor opção para a necessidade do momento. Não vou indicar nenhuma nesse post (poderiam achar que estou recebendo para isso rsrs) mas tenho as minhas favoritas que indico e sempre explico o porque para os meus clientes.
Muitas empresas de hospedagem também vendem domínios, o que facilita muito na hora de comprar e renovar o serviço.
Os e-mails @nomedaempresa também dependem do domínio + hospedagem e geralmente o serviço de e-mail profissional vem junto no pacote dos planos de hospedagem e funciona de forma parecida com o site, as mensagens são enviadas e recebidas pelo servidor através do endereço de e-email.
Os domínios com extensão “.br” são regulados pelo Registro.br, e você pode comprar seus domínios “.br” diretamente no site deles.
É muito importante que o domínio e a hospedagem sejam comprados e registrados com os dados do dono da empresa ou no CNPJ da empresa contratante, e não pelo profissional ou agência que desenvolverá seu site.
E para finalizar, o mais importante: Domínio e hospedagem (consequentemente os arquivos do site) são de propriedade da empresa e não de quem cria o site!